O OUTONO E CURIOSIDADES HOLANDESAS

  • 08/11/2018
  • 0 Comentário(s)

O OUTONO E CURIOSIDADES HOLANDESAS

Desde ontem, dia 4 de novembro, temos apenas 3 horas a mais na Europa. E teremos esta diferença de fuso horário até o término no horário de verão no Brasil, quando passaremos a ter quatro horas a mais. No outono, a paisagem se transforma, tornando as folhas das árvores mais coloridas, como o amarelo, o laranja e o vermelho. Acho que isso acontece para trazer um pouco de alegria, mesmo vendo os dias ficarem cada vez mais curtos e a temperatura cair. Os dias gelados começaram neste mês e todo cuidado é pouco para quem não está acostumado. Ontem saí pouco agasalhada e hoje estou bem resfriada.

O dia amanhece perto das 8h e anoitece antes das 17h. E segue reduzindo em dezembro quando teremos dias ainda mais curtos (das 8h40 às 16h). Em janeiro é o inverso, até o início da primavera em março. Se vc não tem boa disposição e energia, dá medo de uma “deprê”. Por isso, o melhor é curtir e não mudar sua rotina por causa da claridade. Digo isso, porque logo estarei saindo para ir à academia no escuro, pela manhã, às 8h30, de bicicleta, com temperatura negativa e super agasalhada. Levo uma meia hora me vestindo. Primeiro a roupa da academia. Por cima da leg, a calça do agasalho; sobre a camiseta, a jaqueta e, sobrepondo tudo, um casaco super quente. Não esquecendo das luvas térmicas, do gorro debaixo do capuz e a manta de lã grande (quase um cobertor).

É preciso muita paciência e viver tudo com naturalidade como as minhas colegas holandesas. Na academia há muitos pontos no vestiário onde pendurar os casacos e armários grandes para suportar todas as roupas que você tira antes de começar a atividade física. E há outras vantagens. A temperatura dentro da academia é agradável, o piso do vestiário e banheiro é quentinho e podemos sempre curtir uma sauna após os exercícios.

A diferença aqui é que a sauna fica entre os banheiros feminino e masculino com acesso direto. Homens e mulheres vão nús para a sauna, segurando a toalha. Interessante que agem com naturalidade como se estivessem vestidos. Eu e minha amiga iraniana, que mora aqui há cerca de 15 anos, preferimos usar biquini (escolha pessoal). E também ninguém tá aí pra você, se está vestida ou não. Ótimo.

Pelo que observo, é que a nudez não é caso de brincadeiras ou olhares insinuantes. Assim como no verão, as meninas, mulheres e idosas andam de bicicleta de vestido curto ou curtíssimo. E os homens não seguem ou viram a cabeça para continuar olhando. E muito menos falam gracinhas. E nem as mulheres ficam horrorizadas. É tudo natural, como se estivessem de pijamas.

O que começou a ficar difícil agora é fazer um grelhadinho na churrasqueira portátil na sacada. Se der um solzinho (daqueles que não esquenta ninguém) ameniza um pouco. Uma coisa boa é poder deixar refrigerantes e cervejas na sacada. Nem precisa ir pra geladeira. Apesar de que, com esse frio, o consumo de chá aumenta muito. As sopas caem bem também. O problema é que o inverno aqui, no mínimo, dura seis meses e você acaba tomando muito chá, café e sopa! Bom pra não engordar, se não fossem os bolinhos fritos deliciosos que os holandeses comercializam durante esta estação!!! Affff…...

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


 Locutor no Ar

José Roberto Rodrigues

Jovem Guarda

17:00 - 19:00

Peça Sua Música

Seu Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Anunciantes